sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Arte de Pensar


Pré-requisito: Nenhum

Autor: Gustavo Spina

O ser humano autodenomina-se o único animal racional e inteligente, devido sua capacidade, não de apenas raciocinar, mas de construir, de transformar o meio para seu benefício, ser sociável, entre muitas outras vantagens que nos diferenciam dos outros animais. Porém, há décadas este “algo a mais” têm sido aplicado de maneira totalmente errônea nos levando à decadência moral e sentimental que me referi no texto anterior, “algo a mais” que me permito chamar de “a arte de pensar”.

É inegável que todos nós pensamos. O tempo todo, antes de realizar até a mais ínfima atividade, automaticamente nós pensamos sobre aquilo, antes, durante e após a atividade, mesmo que seja por frações de segundo. Mas pensar não é apenas essa ação automática do nosso tão inutilizado cérebro, pensar é muito mais do que isso: é construir previamente a situação e inúmeras possíveis consequências, é planejar, traçar metas, avaliar resultados, estudar melhor sobre o que vai ou pode acontecer, é decidir o que fazer e como fazer, tudo isso milésimos de segundos antes de realmente fazermos, agirmos, falarmos, entre milhares de outras ações.

Quanto mais se pensa, mais complexo fica esse sistema, e, portanto, depois de alguns anos de vida, devemos fazer um check-up em nossos pensamentos, organizá-los, devemos nos perguntar se pensamos corretamente em nosso dia-a-dia, devemos nos empenhar, aprender a pensar, tarefa árdua e trabalhosa, que por este motivo, pouquíssimas pessoas a fazem, já que vivemos atualmente na sociedade da aceitação, sob as leis da preguiça e impotência cerebral.

A população atualmente, em sua maioria, é facilmente manipulada e enganada pela mídia, pelos governantes, por falsos profetas, falsas crenças ou por qualquer pessoa que possuir o dom da oratória, devido ao fato de não saber e não praticar corretamente a arte de pensar.

A comodidade de ter quase toda a sua massa cefálica inutilizada é praticamente o maior problema social atual. Digo “social”, porque são a própria mídia e imposições sociais, impulsionadas pelo capitalismo, que geram esse comodismo em nossas cabeças, afim de que todos façam exatamente o que eles querem, facilitando assim suas decisões e sua supremacia, já que esta sociedade é instigada a ser cada vez mais inútil e impotente. Digo, também, “o maior problema”, pois por este motivo temos uma geração de acéfalos ignorantes, cada vez mais numerosa e bem aceita, que acredita ser correta, com o apoio da mídia, seus próprios “criadores”.

Temos assim uma população inteira de fantoches das grandes empresas e governantes, agindo todos iguais, se vestindo como a moda impõe, ouvindo o que toca nas rádios, assistindo os programas de maior audiência, aceitando como ídolos completos babacas desprovidos de qualquer talento, cada vez menos se importando com a qualidade, com a aparência, com valores, com a criação de seus próprios gostos, estilo, crença, com a construção de seu próprio caráter, deixando que pensem por eles, deixando que decidam, que vivam por eles, sendo apenas milhões de zeros à esquerda, fazendo parte da grande massa impotente, que mais se importa em discutir sobre novelas e reality shows do que protestar contra os abusos e absurdos governamentais de seu país, vegetando mentalmente num mundo que a cada dia, morre um pouco mais.

A arte de pensar, para que se possa criar um caráter, decidir sobre como agir em diversas situações, do que gostar, moldar uma personalidade, construir a si mesmo, diferente de todos os outros, é uma tarefa árdua, leva tempo e dá muito trabalho, porém é extremamente necessária. Somos condicionados o tempo todo a não pensar, o que caracteriza a falta de gênios em na sociedade moderna, em qualquer dos diversos ramos, seja na música, arte, criatividade, cultura, ninguém mais apresenta projetos inovadores, políticas surpreendentes, não se vê mais mentes brilhantes e revolucionárias, vontade de mudar, melhorar, lutar por um mundo melhor, mais vivo, menos consumista e autodestrutivo como o de hoje.

A falta do pensar é extremamente danosa à sociedade. Pensar é realmente uma arte, a qual precisamos constantemente praticar, até que tenhamos seu domínio. Pensar é inconsciente em muitos momentos, mas em muitos outros é consciente e muito necessário, caracterizando-se um dos únicos meios de se resgatar os bons e velhos valores morais que tanto foram deixados para trás nestas últimas décadas, como dito no texto anterior.

Enfim, pensar é uma arte a qual necessitamos praticar, através, não da inteligência propriamente dita, mas da curiosidade, do questionamento, da investigação, do senso crítico. Praticando essa arte diariamente podemos então deixar de aceitar toda e qualquer informação que nos é jogada a cada segundo, sendo capazes de separar o que é verdade, o que é mentira, o que é bom, ruim, o que deve ser feito, qual o caminho a seguir, no que acreditar, construindo pouco a pouco a única pessoa que ainda não existe: você! Moldando pouco a pouco sua personalidade, nadando contra a maré, não sendo apenas mais um zero à esquerda, enxergando um pouco mais longe do que todos os outros, enxergando O OUTRO LADO DA MOEDA.

2 comentários:

  1. Levando se em conta que nem precisou citar o lado esotérico, citada como algo que "não se deve brincar" para impedir que conheçam as qualificações mente/corpo/espírito, que é, infelizmente, separado do lado físico comumente tratado, mas que tem muita ligação com a problemática atual, vemos que para quebrar o sistema é preciso acordar as pessoas a partir do senso crítico e desperta-las referente a muitas coisas, começando na perfeita igualdade e a relação humana, primeiros com seus direitos, depois com suas possibilidades jamais comentadas e com suas experiencias paranormais, quebrando paradigmas.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=Q487BXxNVa8&feature=share

    ResponderExcluir